Morador do Coroado, Zona Leste de Manaus, o lutador Luís Henrique Lima dos Santos (White House), de 13 anos, foi um dos destaques entre os atletas da nova geração na Copa Osvaldo Alves 2025. A competição movimentou a Arena Amadeu Teixeira neste sábado e domingo, 5 e 6 de julho.
O faixa laranja da classe Infanto Juvenil 1 disputou a categoria até 40 kg e fez três combates no campeonato organizado pela FJJAM. Embora tenha se ferido uma das orelhas num dos duelos da competição, ele foi atendido pela equipe médica, enfaixou o sangramento e voltou para o tatame para confirmar sua supremacia no esporte.

“Apesar do ferimento na orelha, que acabou atrapalhando um pouco na final, acredito que fiz um excelente campeonato. Fiz três lutas e venci as três por finalização. Isso mostra que todo meu empenho nos treinamentos na White House (unidade do Adrianópolis) está valendo a pena”, disse o garoto.

Sob a liderança do professor Diogo Dutra, a White House School Brazilian Jiu-Jitsu é atualmente uma referência nacional na formação de atletas de alto rendimento, principalmente nas classes Infantil, Infanto-Juvenil e Juvenil. Luis Henrique é uma dessas joias do time e, recentemente, foi campeão brasileiro pela CBJJ, em São Paulo.
Além do tatame…
O menino prodígio cursa o oitavo ano do Ensino Fundamental no turno matutino. Na parte da tarde, ele se divide entre a preparação física e os treinamentos de jiu-jítsu nas modalidades Gi (com quimono) e Nogi (sem quimono).
“O jiu-jítsu é tudo para mim. É o esporte que eu gosto de treinar, de praticar, de competir. Além disso, me ensina a ser mais responsável, disciplinado e a nunca desistir. Feliz pelo resultado na Copa Osvaldo Alves e agora é focar no Mundial de Luta Livre, no Norte Brasileiro de Jiu-Jítsu e nas outras competições deste ano”.
Texto e fotos:
Emanuel Mendes Siqueira