Com foco na capacitação de jovens para o empreendedorismo sustentável, o projeto Inova Amazônia chega a três capitais da região Norte: Boa Vista (RR), Belém (PA) e Manaus (AM). A primeira ação começa na capital roraimense, nos dias 24 e 25 de setembro, reunindo estudantes de escolas públicas em uma jornada voltada ao empreendedorismo sustentável. As demais etapas se estenderão pelas outras cidades em outubro e novembro.
Realizado pela empresa Amazônia B, com o apoio da Sotreq, a iniciativa tem como objetivo promover uma jornada de formação voltada para o desenvolvimento de competências técnicas, culturais e de gestão, preparando os participantes para os desafios do mercado de trabalho com inovação, protagonismo e consciência sustentável.
De acordo com Bellmond Viga, idealizador e diretor do projeto, o Inova Amazônia leva para as escolas públicas um percurso formativo dividido em duas etapas. A primeira foca na capacitação direta dos jovens, por meio de oficinas práticas sobre tecnologia, redes sociais, imagem e ferramentas digitais essenciais para quem deseja empreender utilizando os recursos disponíveis no dia a dia.
A segunda etapa é marcada por um circuito de atividades culturais e educação sustentável. Nessa fase, os jovens participam de oficinas de teatro, LEGO, reaproveitamento de plástico com uso de impressora 3D, entre outras experiências criativas e inovadoras. O objetivo é estimular o olhar para a inovação a partir da própria realidade amazônica.
Mais do que ensinar técnicas, o projeto aposta na formação de uma cultura de gestão entre os jovens. “A cultura de gestão abre horizontes. Ela permite que o jovem compreenda o seu papel como protagonista de soluções para sua vida, sua comunidade e seu futuro profissional. Queremos que eles cheguem à vida adulta com autonomia, sabendo o que é empreendedorismo e como podem transformar suas ideias em ações sustentáveis”, afirma Bellmond.
Para Geraldo Feitoza, diretor executivo do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), de Manaus, a parceria entre as instituições é fundamental para transformar realidades de muitos jovens. “O INDT é parceiro institucional do Inova Amazônia por acreditar que estimular o empreendedorismo jovem é fundamental para transformar realidades. A iniciativa comprova que a inovação pode florescer nas escolas públicas, ao integrar tecnologia, gestão e sustentabilidade para formar não apenas futuros profissionais, mas também cidadãos conscientes de seu papel na construção de um mundo melhor”, explica Geraldo Feitoza
Segundo Bellmond, essa formação está diretamente conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), como o ODS 1 (Erradicação da pobreza), o ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico) e o ODS 9 (Indústria, inovação e infraestrutura). “Queremos estimular o desenvolvimento de mercado de trabalho e geração de renda na região, mas com base em práticas sustentáveis. Esse é o nosso foco: formação e desenvolvimento com sustentabilidade”, complecta o diretor.
O encerramento do projeto contará com uma experiência imersiva em Manaus, onde 80 jovens farão uma visita técnica ao Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT). Lá, eles conhecerão de perto o mercado empresarial e o ecossistema de inovação tecnológica sobre os quais aprenderam nas estações do conhecimento aplicadas em suas escolas.
“Acreditamos que, dessa forma, estaremos estimulando esses jovens a olharem para a inovação e o empreendedorismo desde agora como uma oportunidade real em um mercado cada vez mais tecnológico e sustentável”, reforça Bellmond.
A Sotreq, empresa com mais de 80 anos no mercado e referência em soluções tecnológicas com foco em sustentabilidade, acredita no potencial transformador da educação e do empreendedorismo jovem.
“Apoiamos o Inova Amazônia por reconhecer o poder da formação de jovens protagonistas na construção de um futuro mais inovador, consciente e sustentável. É uma honra fazer parte dessa jornada de impacto positivo na região Norte”, destaca Dafne Moreira, Supervisora de Responsabilidade Social da Sotreq.