A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) deflagrou, na tarde desta sexta-feira (21/02), a Operação Águia – Ação Força Total, que se estende durante todo o fim de semana com o efetivo das unidades especializadas do Comando de Policiamento Especializado. A Força Total faz parte de uma operação em nível nacional, coordenada pelo Conselho Nacional de Comandantes Gerais (CNCG), que será deflagrada em todo o território brasileiro.
A operação conta com efetivo de 125 policiais militares e o emprego de 25 viaturas e 16 motocicletas. A ação tem como objetivo manter a ordem e segurança nos bairros de Manaus, com foco nas zonas leste e norte da capital.

Segundo o comandante do CPE, coronel PM Alysson Lima, a atuação policial busca inibir crimes como tráfico de entorpecentes, roubos e furtos. “Essa operação vai ser desencadeada principalmente nas zonas norte e leste, onde nós encontramos os índices criminais um pouco mais elevados. Nossas operações são consubstanciadas através do levantamento de inteligência e, através desses dados, que a gente consegue montar nossas operações”, explicou o coronel Alysson Lima.
O comandante do CPE destacou que todas as unidades especializadas estarão nas ruas durante este fim de semana e o início da segunda-feira. Policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Batalhão de Choque, Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte), Companhia de Operações Especiais (COE) e Regimento de Policiamento Montado Coronel Bentes (RPMon) participam da operação.
Carnaval
Além do foco nas áreas com maior incidência criminal, a Operação Águia – Ação Força Total vai atuar também em pontos onde serão registrados bandas e blocos de rua, para garantir a segurança dos foliões e um carnaval tranquilo.
“Vislumbrando o início da semana de Carnaval, nós teremos amanhã operações que vão atuar tanto na Banda da Bica, Difusora e também na Boulevard. Prevendo esses eventos de carnaval, nós vamos atuar logo hoje para inibir essas possíveis ocorrências de tráfico de drogas”, afirmou o comandante do CPE.
Fotos: Arthur Castro / Secom