Atletas de 4 a 15 anos brilharam no primeiro dia de disputas do Campeonato Norte Brasileiro de Jiu-Jítsu Esportivo Gi e Nogi 2025. A nova geração do esporte, formada pelos Kids, entrou em ação no tatame da Arena Amadeu Teixeira, em Manaus, neste sábado (02/08).
Entre os faixas brancas, destaque para o estudante Matthews Saylle Barreto Navarro, 14 anos, que ficou com a medalha de ouro no Infanto Juvenil B Branca Galo Gi (com quimono). O pódio da categoria foi completado por Carlos Ferreira de Souza Neto (Manaus Dojô) e Bruno Rebouças Nogueira (CT Daniel Freitas). Mattheus também levou o ouro na disputa Nogi, porém, não houve luta.

O jovem atleta é treinado pelo mestre Adeilson Guerreiro, do projeto social Guerreiros de Cristo (Luta Livre e Jiu-Jítsu), da Colônia Terra Nova. A conquista do Norte Brasileiro foi mais uma prova da evolução do lutador. O menino se divide entre o esporte e os estudos – ele cursa o oitavo ano integral do ensino fundamental no CETI Zilda Arns.
O presidente da Federação Amazonense de Jiu-Jítsu Esportivo (FAJJE), Luis Neto, destacou a participação das crianças e adolescentes no campeonato. “Nós estamos muito felizes com o resultado porque as nossas crianças mostram cada vez mais que o nível delas está altíssimo. Isso aí é uma promessa futura de novos campeões brasileiros e mundiais”, disse o dirigente.
O show tem que continuar…
Neste domingo (03/08), o show de lutas do Norte Brasileiro prossegue. Será a vez dos atletas mais experientes entrarem no tatame, representando as classes: Juvenil, Adulto e Máster Masculino e Feminino. Nos dois dias, a Norte Brasileiro tem disputas nas modalidades Gi (com quimono) e Nogi (sem quimono).
Texto e fotos: Emanuel Mendes Siqueira