O governador Wilson Lima destacou o trabalho realizado em conjunto com o vice-governador Tadeu de Souza, ao longo dos últimos quatro anos, para o avanço das políticas de saúde pública no interior, com ênfase nos mutirões de cirurgias oftalmológicas realizados nos municípios do interior do estado. A manifestação foi feita nesta terça-feira (03/02), durante a leitura da mensagem anual na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Desde 2023, mais de 8,7 mil cirurgias de catarata e pterígio (carne crescida nos olhos) já foram realizadas em mais de 20 municípios amazonenses, por meio do programa Opera+ Amazonas, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
Em seu discurso, enquanto fazia um balanço dos avanços históricos alcançados na rede estadual de saúde, Wilson Lima ressaltou o papel estratégico desempenhado pelo vice-governador na interiorização de ações que beneficiam populações de comunidades rurais e ribeirinhas.
“Zeramos a fila de catarata em Manaus e quero fazer um registro muito importante da participação do meu vice-governador, Tadeu de Souza. Porque, enquanto a gente tocava os mutirões aqui na capital, ele percorria o estado do Amazonas. Eu ia para um lado, ele para outro. Esse é o momento de reconhecer esse trabalho, Tadeu, que você fez e nos ajudou a fazer na saúde”, afirmou o governador.
Presente à solenidade, Tadeu de Souza reiterou o compromisso com a expansão dos serviços de saúde pública para os municípios e a garantia de atendimento médico especializado fora da capital, visando consolidar a presença do Estado em todas as regiões do Amazonas.
“Hoje começamos mais um ciclo institucional de trabalho pelo Amazonas. Um momento de balanço e prestação de contas dos últimos sete anos feito pelo governador Wilson Lima e, principalmente, de responsabilidade com o que vem pela frente. Agora, o foco é nas entregas que encurtam distâncias, resolvam problemas reais e cheguem de forma concreta à vida das pessoas”, enfatizou o vice-governador.
As cirurgias
Os mutirões oferecem à população do interior cirurgias para a retirada de catarata e pterígio, doenças oculares comuns na região amazônica devido à intensa exposição à luz solar. No interior, a ação é realizada por meio de parceria entre o Governo do Amazonas e as prefeituras municipais, com recursos estaduais e de emendas parlamentares.
A meta do programa Opera+ Amazonas, do Governo do Estado, é realizar 12 mil cirurgias oftalmológicas, reduzindo o tempo de espera e garantindo o acesso às cirurgias eletivas. Apenas em 2025, o programa realizou 55 mil cirurgias eletivas a mais do que o previsto, totalizando mais de 336 mil procedimentos.
Fotos: Mauro Neto e Alex Pazuello /Secom

