Revista Manauara
Cultura

Embratur e Sebrae levam jornalistas estrangeiros para o Festival de Parintins em ação de promoção turística internacional no Amazonas

Comunicadores do The Times, Time Out Magazine e Selling Travel Magazine visitarão Manaus, Parintins e Anavilhanas com foco em cultura, natureza e experiências sustentáveis

Com o objetivo de apresentar e promover para o mundo a diversidade cultural e natural do Amazonas, a Embratur promove a partir desta quinta-feira, 26 de junho, até o dia 2 de julho, uma press trip com jornalistas do Reino Unido. A iniciativa conta com o apoio do Sebrae e da Amazonastur.

O roteiro passa por Manaus e por Parintins, palco de um dos maiores eventos folclóricos do Brasil, que atrai mais de 100 mil visitantes todos os anos e transforma a cidade em um grande espetáculo a céu aberto. No festival de Parintins, os bois-bumbás Caprichoso e Garantido disputam a atenção do público com apresentações que misturam música, dança e tradições amazônicas.

Além do festival, o grupo conhecerá experiências de imersão na natureza em Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, visitas a comunidades artesãs em Novo Airão e pontos culturais de Manaus, como o histórico Teatro Amazonas e o Mercado Municipal.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o objetivo é ampliar a visibilidade internacional de destinos brasileiros fora do tradicional circuito de sol e praia. “Queremos mostrar ao público britânico que o Brasil vai muito além do litoral. O Amazonas reúne cultura, gastronomia, história e natureza de forma única”, garante Freixo.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca que “o Festival de Parintins tem um impacto gigantesco na economia local, e não só durante os dias festivos, mas também nos dias que antecedem a festa. Um reflexo disso é o aumento da procura pelo apoio do Sebrae, seja na formalização dos pequenos negócios ou na busca de treinamentos, orientações, consultorias, com a intenção de oferecer um serviço de qualidade. Isso significa mais emprego e renda e oportunidades para os pequenos negócios”, afirma.

A Amazonastur reforça que parcerias como essa ajudam a posicionar o estado como referência em turismo de experiência e sustentabilidade. “O Festival de Parintins é um dos principais indutores do turismo no Amazonas. E a parceria com a Embratur, fortalece o Amazonas como destino a ser visitado, consolidando sua posição em diversos mercados globais”, destaca Laena Porto, vice-presidente da Amazonastur.

A ação faz parte da estratégia da Embratur para ampliar a visibilidade internacional de destinos brasileiros fora do eixo tradicional sol e praia, reforçando a imagem do país como um destino plural e com alto potencial para o ecoturismo, o turismo de experiência e o turismo cultural. “Com essa iniciativa, a Embratur aposta em conteúdo qualificado e em narrativas autênticas para despertar o desejo do viajante britânico por um Brasil que vai muito além do óbvio”, conclui Marcelo Freixo.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais