Manaus (AM) – O mercado publicitário do Amazonas conheceu a próxima revolução na comunicação em massa: a DTV+, também conhecida como TV 3.0. Em um evento estratégico promovido pela Varanda Multiagência, clientes e profissionais do setor tiveram contato direto com Maurício Santos, gerente de exibição da Rede Globo, que detalhou como a nova TV aberta unirá o alto impacto da mídia tradicional com a precisão e a interatividade dos dados digitais.
O grande diferencial é a capacidade de segmentar materiais de break e oferecer espaços de marketing e venda dentro do bloco de conteúdo, não se restringindo mais aos intervalos. Segundo o gerente, a nova plataforma permitirá a integração completa dos dados de consumo, sabendo em tempo real quantas pessoas e perfis estão logados, o que possibilita a compra de espaços publicitários mais assertivos e hiper segmentados.

Maurício Santos, da Rede Globo, reforçou que a DTV+ não está vendendo apenas tecnologia, mas sim uma nova “experiência” para o telespectador e para o mercado. “Nos tornamos contadores de história e criadores de experiência. Com o sinal recebido tanto pela antena tradicional quanto pela internet, a TV aberta ganha um grande potencial de ter mais autonomia e alcance”, explicou.
A iniciativa da Varanda Multiagência, de proporcionar esse contato direto entre marcas e a nova possibilidade assertiva de atração de potenciais clientes, reforça seu papel como um hub de conhecimento e inovação, pautada na crença de que “uma ideia sem conceito nasce morta”. O diretor da agência criada em 2005 e hoje premiada com atuação multirregional (Pará, Roraima e São Paulo), Rodrigo Motta, destacou a importância de levar o tema para o debate local. “Nossa agência sempre se preocupou em garantir a entrega e o resultado, buscando superar a expectativa. Jamais vamos crescer sozinhos; é em parceria e olhando para frente”, afirmou Motta. O evento foi feito com apoio da Rede Amazônica, afiliada da Rede Globo no Norte do país, que esteve presente com toda a diretoria do Amazonas, fortalecendo ainda mais a visão de parceria entre marcas fortes como estratégia para desbravar novos cenários de mercado. O executivo da agência enfatizou que “a forma como o seu cliente vai se relacionar com as marcas, vai consumir o seu produto, vai mudar.”

Essa nova era atende a uma demanda crescente do varejo por maior personalização. José Alberto da Costa Machado, conselheiro do Grupo TVLAR, descreveu a DTV+ como “uma nova plataforma de interação social como um todo”. Para ele, a possibilidade de customizar a interação permite “estreitarmos a personalização da experiência na nossa relação, na relação de quem quer oferecer o produto com o seu potencial cliente.”
Da mesma forma, a sócia da Agroam, Eliete Alcântara, vê na novidade a chance de alcançar outros perfis de públicos, facilitar a venda de produtos específicos e, principalmente, proporcionar interatividade direta com o consumidor. O conceito de Social TV, que permite que o telespectador interaja e opine em tempo real sobre o conteúdo, é o ponto alto dessa nova experiência.

A inovação, que já coloca o Brasil como case de sucesso internacional por ter conectado o usuário à TV aberta para mensurar seu perfil de consumo, começa a ser implementada no próximo ano (2026), no Rio de Janeiro e em São Paulo, durante a Copa do Mundo. A meta de expansão gradual prevê que a cobertura chegue a todo o país nos anos seguintes. A expectativa, informada no evento, é que a tecnologia DTV+ esteja plenamente disponível no Amazonas até 2035, consolidando a televisão aberta como uma mídia de performance com alcance massivo.

