Começa nesta quarta-feira (13) a 1ª edição do Congresso de Engenharia, Agronomia e Tecnologia do Amazonas (CENATEC). Promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), o evento reunirá mais de 100 palestrantes em três dias de programação intensa, com painéis, palestras magnas, minicursos e debates de alto nível. A palestra magna de abertura ficará a cargo do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Vinicius Marchese Marinelli, que abordará o tema “Engenharia do Futuro: carreiras, tendências e desafios”, trazendo uma visão estratégica sobre o futuro das profissões e a valorização técnica.
O empreendedorismo na engenharia será destaque com Alaric Viana (Altus Engenharia), Helane (AmSolar), Aléxia Perrone (Solutec) e Leocy Cutrim (Sebrae), no painel “Engenharia que empreende: desafios e superações no setor empresarial”, mediado por Sarah Lima Catunda.
No setor primário e na bioeconomia, participam Nadiele Pacheco (IDAM), Eirie Vinhote (SEPROR), Paulo Simonetti (PPBio/Idesam) e Karoline Brasil (Idesam), discutindo políticas públicas, extensão rural, projetos de carbono florestal e oportunidades verdes na Amazônia.
A engenharia naval, crucial para a economia da região, será debatida por Marcelo Dibo (Estaleiro Juruá), Roberto Rodrigues (Estaleiro ERAM) e Rafael Barreda (UEA), sob a moderação de Afonso Bernardes.
Entre os nomes confirmados para as áreas de tecnologia e inovação estão Gustavo Nobre da Costa, especialista em IA aplicada à tomada de decisões estratégicas; Júlio Verne, com abordagem sobre geotecnia na realidade amazônica; e Gabriela Lins (FAMETRO), que apresentará o estudo de caso do incêndio e restauração da Catedral de Notre Dame.
O evento também trará discussões estratégicas para o futuro da região, como o painel “Soluções de Engenharia para o Saneamento na Amazônia”, com Carmem Nardino (CREA-AC), Josué Rocha (Mútua-PA) e João Bosco Ladislau (UFAM); e “Amazônia e COP30”, com Adriana Falconeri (CREA-PA), Gustavo Picanço (IPAAM) e Luiz Antônio Correa Luccesi (UFPR).
A transição energética será tratada por especialistas como Rodrigo Lopes Sauaia (ABSOLAR), Edilailson Pimentel (EngeAmazon) e Dilkson Gomes (Waze Energia). No setor mineral, Raphael Bloise (Potássio do Brasil), José Flávio Alves (Mineração Taboca) e Gert Woeltje (ANM) discutirão sustentabilidade e regulação.

Outro destaque é o painel sobre a BR-319, com o senador Plínio Valério, Ralph Assayag (CDL) e Francisco Saldanha (SEST/SENAT), debatendo desenvolvimento, atraso ou bloqueio da rodovia.
A programação também inclui minicursos práticos, como “Outorga de Águas Subterrâneas”, com Pedro Afonso Cardoso Gaia Campos (AGEOMA), e “Mudanças Climáticas e Cidades Resilientes”, com Abdelmajid Hach Hach.
Programação
O CENATEC vai apresentar ao público o inédito “Labirinto Juruá das Profissões”, uma experiência sensorial e interativa que conduz visitantes por uma jornada pelas diversas áreas da engenharia, agronomia e geociências. Idealizado para despertar vocações e aproximar a sociedade dessas profissões, o percurso combina ambientação imersiva, equipamentos tecnológicos, participação de universidades e instituições parceiras, e uma surpresa final que promete inspirar novas gerações.
O evento também contará com uma grande feira de negócios, com diversos estandes nos quais empresas apresentarão seus produtos e serviços.
Ainda dentro da programação do CENATEC, o público poderá acompanhar, no Studio 5, apresentações e disputas do Concurso de Engenhosidade e dos Desafios Engenhosos, que reúnem estudantes e profissionais em provas criativas e técnicas. As competições incluem propostas inovadoras para cidades sustentáveis, construções de pontes de palito capazes de suportar peso e combates de robôs de sumô controlados por rádio, bluetooth ou de forma autônoma.
O “Labirinto das Profissões”, a Feira de Negócios e os Desafios Engenhosos poderão ser conferidos pelo público em geral de forma gratuita. Já para participar dos painéis e das palestras, os interessados devem adquirir ingressos no endereço eletrônico: https://www.even3.com.br/cenatec2025/
Legenda das fotos: Presidente do Confea, Vinicius Marchese Marinelli, fará a palestra magna
Senador Plínio Valério (na imagem com a presidente do Crea-AM, Alzira Miranda) será um dos painelistas a falar sobre a BR-319.
Crédito das fotos: Divulgação/Confea
Data: 13 a 15 de agosto de 2025
Local: Centro de Convenções Studio 5 – Manaus (AM)
Ingressos para os painéis e palestras: https://www.even3.com.br/cenatec2025/