A AeroRiver Barco Voador, uma startup de base tecnológica com sede em Manaus, promove nesta sexta-feira, 1° de agosto, um evento relevante para o futuro da logística e mobilidade na região amazônica. O Meetup Temático AeroRiver: Logística e Mobilidade na Amazônia – Inovação para superar os desafios locais – acontecerá no Casarão Cassina, localizado no Centro de Manaus, das 18h30 às 21h30, com o objetivo de catalisar discussões e soluções inovadoras para os desafios de transporte e conectividade que caracterizam a Amazônia.
O evento surge como uma plataforma vital para reunir um ecossistema diversificado, incluindo especialistas, outras startups, pesquisadores, empreendedores e investidores. A proposta central é fomentar um ambiente de colaboração onde novas ideias e tecnologias possam ser apresentadas e debatidas, visando transformar a realidade complexa da mobilidade na maior floresta tropical do mundo.
Um dos pontos altos do meetup será o painel temático “Logística e Mobilidade na Amazônia”, que contará com a participação de nomes como Danniel Pinheiro (Biozer/Simbioze) e Macaulay Abreu (Navegam). Eles compartilharão suas experiências e perspectivas sobre o ecossistema regional e os desafios práticos enfrentados diariamente no setor, oferecendo insights valiosos baseados em vivências reais.
Além do painel, a programação inclui dinâmicas interativas, sessões de networking e a apresentação de cases de inovação. Entre os destaques, a AeroRiver apresentará seus veículos de efeito solo, desenvolvidos especificamente para superar as grandes distâncias e as particularidades geográficas da Amazônia, promovendo o transporte eficiente de pessoas e insumos, e conectando comunidades isoladas.
A tecnologia desenvolvida pela AeroRiver é a junção de um barco e um avião. Isso permite que ele sobrevoe os rios com até 40% mais eficiência energética em consumo de combustível em relação a aeronaves de mesmo porte e capacidade. “Como amazonenses, temos em nossa cultura que as viagens são, obrigatoriamente, longas ou caras, quando falamos de barcos e aviões. A AeroRiver veio para revolucionar essa realidade, sem desmatar a floresta e com maior eficiência energética”, disse Lucas Guimarães, co-fundador da Aeroriver.
Tulio Duarte, cofundador da AeroRiver, enfatiza a relevância da iniciativa: “A Amazônia é, ao mesmo tempo, um dos maiores desafios e um laboratório de soluções logísticas. Queremos conectar pessoas e projetos que têm o propósito de transformar a realidade da região, mostrando que é possível inovar, gerar impacto social e criar oportunidades para todos”.
As inscrições para o Meetup AeroRiver são gratuitas, mas as vagas são limitadas, reforçando a importância de garantir a participação antecipadamente. Interessados podem se inscrever e obter mais informações através do link no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/meet-up-tematico-aeroriver/3046241.
Além disto, durante a semana, a AeroRiver está marcando presença com um stand no Bioeconomy Amazon Summit (BAS), a maior feira de bioeconomia e inovação sustentável da região, que acontece nesta quarta e quinta-feira (30 e 31), no Centro de Conveção Vasco Vasques, em Manaus. A startup estará no evento apresentando as soluções desenvolvidas pela AeroRiver, dialogando com o público e fortalecendo a presença da inovação amazônica no cenário nacional.
Sobre a AeroRiver:
A AeroRiver Barco Voador é uma startup de base tecnológica sediada em Manaus, dedicada ao desenvolvimento de soluções inovadoras para mobilidade e logística fluvial na Amazônia. Seu principal projeto é um veículo de efeito solo (ecranoplano), criado para superar as grandes distâncias e desafios logísticos da região, conectando comunidades, facilitando o transporte de pessoas e insumos, e promovendo o desenvolvimento sustentável. Com o propósito de gerar impacto positivo e transformar a realidade amazônica por meio da tecnologia, a AeroRiver conta com o apoio de importantes financiadores, como FINEP, FAPEAM, CITS, CNPq e PPI 4.0/SUFRAMA. Maiores informação no site www.aeroriver.com.br
Serviço:
Meetup AeroRiver – Logística e Mobilidade na Amazônia
Data: 1º de agosto de 2025 (sexta-feira)
Horário: 18h30 às 21h30
Local: Casarão Cassina, localizado na rua Bernardo Ramos, 290, Centro