Revista Manauara
Política

Acendimento das luzes do Teatro Amazonas marca início do Agosto Lilás no estado nesta sexta-feira (01/08)

O acendimento das luzes externas do Teatro Amazonas na cor lilás marca o início do Agosto Lilás no estado nesta sexta-feira (01/08), a partir das 18h, no Largo São Sebastião, no Centro de Manaus. O ato simbólico foi uma solicitação da Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos), ao governador Wilson Lima.

A campanha Agosto Lilás, instituída no estado do Amazonas por meio da Lei nº 4.869, de 16 de julho de 2019, de autoria da deputada Alessandra Campelo, tem como objetivo promover a conscientização da sociedade acerca da violência doméstica e familiar contra a mulher, além de divulgar e fortalecer a aplicação da Lei n°. 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), que completa 19 anos de vigência no próximo dia 7 de agosto de 2025.

“É alarmante saber que, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 1.492 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil em 2024, o que representa uma média de 1 mulher morta a cada 6 horas. É por isso que a campanha Agosto Lilás é tão importante, para que possamos trabalhar juntos para prevenir a violência e proteger a vida das mulheres”, disse a deputada estadual Alessandra Campelo, autora da lei que instituiu a campanha Agosto Lilás no Amazonas.

Mobilização

A solenidade de acendimento das luzes do Teatro Amazonas contará, ainda, com a mobilização da sociedade civil, movimento de mulheres e de todos os órgãos envolvidos na Operação Shamar, uma ação nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que acontece dentro do Agosto Lilás. A Procuradoria Especial da Mulher faz parte dessa grande mobilização nacional em defesa das mulheres.

A Operação Shamar visa combater a violência doméstica e familiar contra a mulher, além de prevenir o feminicídio em todo o território brasileiro. A ação é realizada em parceria com os governos estaduais, por meio das polícias Civil e Militar, a operação envolve quatro eixos fundamentais: prisões e medidas protetivas; atendimento às vítimas; campanhas educativas; e operação integradas.

Texto: Emanuel Mendes Siqueira

Fotos:
Geral da ALEAM: Danilo Mello
Teatro Amazonas: Arthur Castro/Secom
Dep. Alessandra Campelo: Miguel Almeida

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais