Um importante passo para o fortalecimento do setor de eventos no Amazonas foi dado nesta segunda-feira (28), com a realização de um encontro estratégico entre a ABEOC Brasil (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) e o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da FECOMÉRCIO-AM (CETUR-AM). A reunião, realizada na sede da Fecomércio-AM, reuniu lideranças do setor público e privado, consolidando a retomada da atuação da ABEOC no estado após mais de uma década de inatividade.
O encontro contou com a presença da presidente da ABEOC Brasil, Enid Câmara, da representante da entidade no Amazonas, Inês Daou, além de Edna Câmara (Prática Eventos), João Araújo (secretário executivo do CETUR-AM), Roselene Medeiros (coordenadora regional da Embratur-AM) e Maria Helena Fonseca (presidente do SINDETUR).

Para Inês Daou, representante da ABEOC Brasil no Amazonas, a reestruturação da entidade no estado representa um grande desafio e uma oportunidade histórica. “Foram mais de 10 anos sem atuação da ABEOC no Amazonas, o que tornou a associação praticamente desconhecida por aqui. Nesse cenário, o apoio da Fecomércio-AM, por meio do CETUR, é fundamental para encurtar distâncias e facilitar os processos de reimplantação dessa ferramenta essencial para os avanços do setor de eventos e turismo”, destacou.
João Araújo, secretário executivo do CETUR-AM, também reforçou a relevância da parceria para o desenvolvimento regional. “A ABEOC Brasil é uma entidade de suma importância para o turismo brasileiro. Ela agrega valor à cadeia produtiva do setor, fomenta negócios, movimenta o comércio e contribui significativamente para a geração de emprego e renda. Tê-la como entidade conselheira do CETUR-AM fortalece nossa governança e nos posiciona estrategicamente para decisões e encaminhamentos importantes para o turismo e, consequentemente, para a economia do Amazonas”, afirmou.
A presidente da ABEOC Brasil, Enid Câmara, ressaltou a importância da presença da entidade em todos os estados e o potencial do Amazonas no cenário nacional. “Estamos comprometidos com a interiorização da ABEOC e a valorização das especificidades regionais. O Amazonas tem um potencial extraordinário para o turismo de negócios e eventos, e retomar nossa atuação aqui é essencial para integrar a região Norte de forma efetiva ao desenvolvimento do setor em nível nacional”, declarou.
A reunião é fruto da articulação entre a ABEOC Brasil e o CETUR/CNC (Confederação Nacional do Comércio), com foco no crescimento e fortalecimento do setor de eventos na região Norte, especialmente no turismo de negócios. A união entre as entidades representa um marco na busca por mais representatividade, estrutura e integração entre os agentes que compõem a cadeia de turismo e eventos no estado.
Texto: ABEOC AM
Fotos: Fecomércio AM