Revista Manauara
Cultura

Festival de Parintins 2026: Festa dos Visitantes terá ecopontos do ‘Recicla, Galera’ para coleta de resíduos recicláveis

Campanha da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) beneficia o meio ambiente e gera renda para os catadores da ilha

Quem for prestigiar a Festa dos Visitantes 2026, em Parintins, na noite desta quinta-feira (27/06), contará com seis ecopontos para coleta de resíduos recicláveis. A iniciativa faz parte do “Recicla, Galera”, realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

O público presente no Bumbódromo poderá descartar corretamente seus resíduos recicláveis e contribuir com a geração de renda para mais de 40 catadores vinculados ao projeto. É o que ressalta a secretária executiva adjunta da Sema-AM, Fabrícia Arruda.

“A Festa dos Visitantes já é o grande momento de recepção ao público que chega para viver o Festival de Parintins. Levar o ‘Recicla, Galera’ para esse evento significa unir celebração e responsabilidade ambiental, permitindo que os visitantes contribuam com a destinação correta dos resíduos e fortaleçam a geração de renda dos catadores que atuam na ilha”, destacou.

Os Ecopontos vão funcionar como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de latinhas, copos de plástico, garrafas PET e demais materiais recicláveis, gerados a partir do consumo do público. Os Ecopontos vão estar espalhados na área da pista, ao redor do palco 360º, montado para receber a apresentação de artistas locais e atrações nacionais.

Para a presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Parintins (Ascalpin), Marcivone Seixas, a expectativa é que a participação do “Recicla” na Festa dos Visitantes gere um incremento significativo aos materiais a serem destinados à Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin).

“A expectativa é muito positiva, porque a Festa dos Visitantes reúne um grande público e isso pode aumentar significativamente o volume de materiais recicláveis destinados à Associação. Além de contribuir para a limpeza do evento, essa participação fortalece o nosso trabalho e gera mais oportunidades de renda para as famílias envolvidas na atividade”, disse.

Sobre o Recicla, Galera

O projeto “Recicla, Galera” é uma iniciativa realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Ambipar, Sebrae, Eneva e Coca-Cola Brasil. Em 2026, a ação também conta com o apoio da Braga Motos, Braga Veículos e Solar Coca Cola.

Ao longo de quatro edições, o projeto já destinou corretamente mais de 27 toneladas de resíduos recicláveis. Para a quinta edição, a expectativa é alcançar a marca de 12 toneladas de materiais encaminhados à reciclagem.

Para tanto, o projeto projeto uma disputa de reciclagem entre os bois Caprichoso é Garantido. A galera que mais reciclar até o domingo (28/06) garante o título de Campeão Sustentável do Festival para o seu boi, além de R$ 20 mil em investimentos ambientais para a agremiação.

Fotos Jamile Peres/Sema

 

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais