Revista Manauara
Notícias

Ranking de small caps traz empresas de serviços no topo e uma com mais de 390% de valorização em 2024

A análise da plataforma de inteligência financeira Comdinheiro, da Nelogica, verificou os resultados das empresas listadas no índice de small caps da B3

Com a mais alta valorização do período, a Ambipar Participações (AMBP3), grupo que atua na gestão ambiental, de resíduos e de resposta a emergências, teve valorização de 392% no período. Em seguida, a ClearSale (CSLA3), empresa de soluções antifraude e avaliação de crédito, registrou 105% de valorização, e na terceira posição está a Santos Brasil (STBP3), empresa de operação portuária de logística integrada, atuando com contêineres, veículos, carga geral e graneis líquidos, com mais de 64,24% de valorização. Confira abaixo o ranking das dez small caps com maior valorização até setembro de 2024.

A classificação de ações na categoria de small caps varia entre especialistas e instituições financeiras, mas, em geral, as empresas classificadas nesta categoria têm valor de mercado entre US$300 milhões e US$2 bilhões. Um ponto fundamental é que o investidor precisa saber que as small caps tem baixa liquidez, quando comparadas com empresas maiores listadas em bolsa, o que traz maior dificuldade na hora de comprar e vender. Por outro lado, empresas de pequeno porte podem ter crescimento mais acentuado e acarretar um maior percentual de lucro ao acionista.

“Uma small cap geralmente apresenta uma menor liquidez e cobertura do mercado além de, em geral, ser menos consolidada em seu mercado que as blue chips. Essa composição apresenta um cenário de maior risco, mas também permite maiores espaços para a captura de valor para investidores que acompanhem de perto os setores e as empresas, com altos potenciais de ganhos em comparação com empresas de maior tamanho”, comenta o diretor da Comdinheiro, Filipe Teixeira.

Ranking das 10 small caps com maior valorização em 2024:

  1. AMBP3 Ambipar Participações    392,31%
  2. CLSA3 ClearSale                              105,60%
  3. STBP3 Santos Brasil                       64,24%
  4. DIRR3 Direcional Engenharia     49,66%
  5. MRFG3 Marfrig                               45,05%
  6. SBFG3 Grupo SBF                          42,50%
  7. POMO4 Marcopolo                        40,74%
  8. CURY3 Cury Construtora             40,00%
  9. CSMG3 de Saneamento de MG   33,83%
  10. CEAB3 C&A Modas                        29,76%

Fonte: Comdinheiro-Nelogica

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais