Revista Manauara
Esportes

Nadadores dão show e conquistam cinco medalhas para o Amazonas nos Jogos Universitários Brasileiros 2025

Atletas Caio Arcos e Elysa Maia garantiram no total dois ouros, uma prata e dois bronzes na competição

Repetindo o feito de 2024, os atletas Caio Arcos, da Faculdade Estácio, e Elysa Maia, da Afya de Manacapuru, deixaram suas marcas e garantiram um lugar no pódio de mais uma edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Ao todo, os nadadores conquistaram cinco medalhas para o Amazonas na competição, sendo dois ouros, uma prata e dois bronzes.

As disputas, que são organizadas pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), estão sendo realizadas na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, e seguem até o dia 18 de outubro.

Em sua participação nesta edição, o atleta amazonense faturou, pelo segundo ano consecutivo, medalha de ouro na prova de 200 metros Costas e uma prata nos 100 metros Costas. Além disso, Caio superou a marca de 2024 e, este ano, conquistou ainda o mais alto lugar do pódio nos 50 metros Costas. 

“Minha principal competição do ano é o Campeonato Brasileiro de Natação, então poder disputar o JUBs e garantir essas três medalhas é uma prova de que estou no caminho certo. Esse ano, o nível estava mais alto, mas deu tudo certo e pude contribuir positivamente com essas conquistas”, destacou.

Acadêmico de Engenharia de Software pela Faculdade Estácio, Caio, de 21 anos, disse estar feliz pelo resultado. “A sensação é de dever cumprido e estou muito satisfeito com mais essa conquista. Agradeço pela oportunidade de participar de uma competição como essa, que valoriza e enaltece o desporto universitário, e vou procurar sempre fazer o melhor para representar bem o meu estado e a minha modalidade”, destacou.

Quem também deixou sua marca e garantiu duas medalhas de bronze nas provas de 100 e 200 metros Costas foi a veterana Elysa Maia, acadêmica de Medicina da Afya, de Manacapuru. Aos 24 anos, a atleta falou dos desafios ao se preparar para as disputas.

“Estou muito feliz, de verdade. Tive um treinamento específico intenso durante quatro meses, além da academia, e conciliar tudo isso com os estudos foi uma loucura, mas essa é a minha principal competição do ano, então valeu à pena toda dedicação”, afirmou.

De acordo com a atleta, o nível tem aumentado a cada ano. Prova disso é que em 2024, Elysa faturou o bronze nos 100 metros Costas, com o tempo de 1 minuto, 11 segundos e 29 milésimos, já em 2025 a nadadora conquistou o terceiro lugar no pódio com a marca de 1 minuto e nove segundos. 

“Cada edição é um desafio diferente e tenho buscado estar pronta para enfrentá-los. Pude melhorar minha marca pessoal nos 50 metros Costas e consegui o bronze, o que foi muito importante para mim, já que em 2024 acabei ficando fora do pódio nessa prova. Agora é comemorar as conquistas e continuar firme nos treinamentos para os JUBs 2026”, ressaltou.

JUBs 2025- Ao todo, mais de sete mil estudantes-atletas de 312 instituições de ensino superior do país se reúnem para participar da 73ª edição dos JUBs, que conta com disputas em 22 modalidades esportivas.

Além dos atletas, também participam da competição, que é considerada a maior da América Latina a nível universitário, técnicos, dirigentes, árbitros, staffs, voluntários e comitê organizador.

Fotos: Divulgação /Faud

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais