Revista Manauara
Esportes

Manaus sediará capacitação de professores do TEAtivo voltada para inclusão de crianças e adolescentes com autismo

Evento propõe qualificar a formação de profissionais de educação física do projeto

O município de Manaus (AM) receberá, nos dias 1 e 2 de outubro, o Curso de Capacitação para Formação dos Professores do TEAtivo Norte, iniciativa realizada pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), em parceria com o Ministério do Esporte (MEsp), por meio da Secretaria Nacional de Paradesporto (SNPAR), e que conta com o apoio do Itaú.

Lideranças do movimento apaeano, do governo federal, autoridades locais e presidentes das Federações das Apaes dos Estados (Feapaes) e das Apaes das capitais nortistas que executarão o projeto estarão presentes.

O evento visa qualificar os 35 profissionais de educação física que atuarão com crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) que farão parte do projeto, utilizando o esporte como ferramenta para o desenvolvimento global e a inclusão social deles.

No total, serão contempladas 840 pessoas com autismo e suas famílias, localizadas nas capitais Rio Branco (AC), Manaus (AM), Macapá (AP), Belém (PA), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Palmas (TO). No encontro, que contará com palestras e atividades ministradas por especialistas nas áreas, serão abordados temas como funcionamento do programa em tela, aplicação da escala de avaliação do TEA e avaliação física dos beneficiários, planejamento das aulas e resolução de dúvidas acerca da prática pedagógica.

Sobre o TEAtivo

O TEAtivo é um programa de política pública criado pela Secretaria Nacional de Paradesporto, do Ministério do Esporte, e executado pela Federação Nacional das Apaes, por meio da Faculdade Apae Brasil – Dr. Eduardo Barbosa, voltado ao atendimento de crianças e adolescentes com autismo de 6 a 18 anos de idade. Está em funcionamento desde 2024.

O projeto busca democratizar o acesso a práticas esportivas, de atividade física e de lazer e ao convívio social, como instrumento de desenvolvimento global e inclusão social, contribuindo, assim, para a efetivação dos direitos e da construção da cidadania das pessoas com autismo.

Coordenado pela respectiva Apae, cada núcleo oferta atividades físicas e esportivas adaptadas, promovendo, consequentemente, a integração social e a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários. As modalidades são atletismo, capoeira, futsal e natação. Os núcleos especializados contam com uma equipe de profissionais capacitados para atender individualmente ou em pequenos grupos, conforme as necessidades específicas dos alunos.

O TEAtivo já beneficiou mais de 2 mil pessoas com TEA e suas famílias nas nove capitais da Região Nordeste e no município de Imperatriz (MA). Diante do impacto positivo, foi apresentado na 18ª Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP18), na sede da ONU, em Nova York, nos Estados Unidos, como exemplo de política pública inovadora que proporciona o desenvolvimento integral, a obtenção de vida com qualidade, a autonomia, a independência, a cidadania e o protagonismo das pessoas com autismo por meio do esporte.

Serviço

Evento: Curso de Capacitação para Formação de Professores do TEAtivo Norte
Dia e horário: 1 e 2 de outubro de 2025, a partir das 8h
Local: Hotel Express Vieiralves, Rua Rio Ituxi, 95, Nossa Senhora das Graças, Manaus (AM)

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais