Revista Manauara
Notícias

Crea-AM realiza fiscalização orientativa no Festival Sou Manaus 2025

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) realizou, nesta sexta-feira (29), uma ação de fiscalização orientativa nos preparativos do Festival Sou Manaus Passo a Paço, que acontecerá entre os dias 5 e 7 de setembro, no Centro Histórico da capital. A iniciativa contou com a presença de cinco fiscais e da coordenadora de fiscalização, engenheira ambiental, Lindiane Oliveira, e teve como objetivo garantir que todos os serviços e estruturas envolvidos no evento estejam em conformidade com a legislação técnica e de segurança.

Durante a vistoria, foram analisados pontos essenciais como a montagem e desmontagem dos palcos, a utilização correta de equipamentos de proteção individual (EPIs) pelos trabalhadores, a existência de responsáveis técnicos registrados nas Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), bem como a destinação adequada dos resíduos, incluindo os banheiros químicos.

Segundo a coordenadora de fiscalização do Crea-AM, Lindiane Oliveira, a atuação preventiva é fundamental em eventos de grande porte.

“Nosso trabalho é assegurar que cada empresa contratada esteja regularizada, com profissionais habilitados para suas atividades. Isso vai desde a estrutura dos palcos até os sistemas de combate a incêndio, passando pelos serviços de saneamento e pirotecnia. Quando identificamos falhas, fazemos a orientação imediata para que os ajustes sejam realizados antes do início do festival”, destacou.

Entre os pontos observados pela equipe, está a necessidade de emissão correta das ARTs específicas para cada um dos quatro palcos do evento, reforçando a responsabilidade técnica de engenheiros e empresas em suas respectivas áreas de atuação.

A presidente do Crea-AM, engenheira de pesca Alzira Miranda, ressaltou a importância da presença ativa do Conselho em festivais e eventos em todo o estado.

“O Crea Amazonas tem um compromisso permanente com a segurança da sociedade. Estar presente em grandes eventos, como o Sou Manaus, é fundamental, mas também atuamos em festivais do interior, a exemplo das cirandas de Manacapuru, que neste sábado receberão a atenção da nossa fiscalização. É dessa forma que reforçamos a confiança da população no trabalho das engenharias e agronomia”, afirmou.

Com uma programação multicultural e expectativa de grande público, o Festival Sou Manaus reúne diferentes especialidades da engenharia e áreas técnicas como civil, elétrica, mecânica, química, sanitária e até de minas, no caso de atividades pirotécnicas.

Fotos: Divulgação

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais