Manaus (AM) — Sucesso de público e conteúdo, a 1ª edição do Congresso de Engenharia, Agronomia e Tecnologia do Amazonas (CENATEC) passa a integrar o calendário dos grandes eventos da Região Norte. O anúncio é da presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), engenheira de pesca Alzira Miranda, que confirmou a realização da segunda edição em 2026. “O CENATEC veio para ficar e já aproveito para anunciar que faremos a segunda edição do evento em 2026”, afirmou.
Realizado na última semana no Studio 5 – Centro de Convenções, no Distrito Industrial, Zona Sul de Manaus, o CENATEC recebeu mais de 2 mil participantes ao longo de três dias de programação. O congresso reuniu nomes de destaque da engenharia, agronomia e geociências no cenário nacional, além de experiências interativas que atraíram o público, como o “Labirinto Juruá das Profissões”, que apresentou o universo das carreiras do Sistema Confea/Crea/Mútua e recebeu centenas de estudantes de ensino médio e superior, além de profissionais.
Entre os palestrantes, estiveram o engenheiro civil Murilo Reis, com a concorrida palestra “Oportunidades na área de avaliações e perícias de imóveis urbanos”, o engenheiro Edson Gonçalves Martins, que abordou “O uso da IA nas avaliações e perícias de engenharia”, entre outros. No total, mais de 100 profissionais passaram pelo palco do CENATEC em palestras, painéis temáticos e minicursos.
O evento contou ainda com a participação do deputado estadual Sinésio Campos (PT), painelista em “Saneamento básico como direito: avanços e desafios na Amazônia”, e do senador Plínio Valério (PSDB/AM), que participou do painel “Cenários da BR-319: desenvolvimento, atraso ou futuro bloqueado? O impacto do isolamento”, ao lado de Ralph Assayag, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL), e de Francisco Bezerra Jr., presidente do Presidente do SEST/SENAT.
“Quero parabenizar o Crea-AM pelo primeiro CENATEC, que traz oportunidades de emprego e renda. A Amazônia tem enorme potencial e um dos temas fundamentais discutidos foi a política estadual de saneamento básico”, destacou Sinésio Campos.
“Atendi ao convite da presidente Alzira e me surpreendi com a dimensão do evento e o interesse do público. Reforço meu compromisso com a BR-319 e com a população do Amazonas”, afirmou o senador Plínio Valério.
Presidente celebra resultados
“Foram três dias intensos, com discussões de alto nível e público muito acima do previsto. Agradeço a todos que estiveram conosco. O CENATEC é um evento dos profissionais — e ano que vem tem mais, com a preparação para a edição de 2026”, disse Alzira Miranda.
O CENATEC contou ainda com a participação do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Vinícius Marchese, que proferiu a palestra magna “Engenharia do futuro: carreiras, tendências e desafios”. Também participaram a presidente do Crea-AC, Carmem Bastos Nardino; a presidente do Crea-AL, Rosa Tenório; e a presidente do Crea-PA, Adriana Falconeri.
Feira de Negócios
Além do “Labirinto Juruá das Profissões”, o CENATEC contou com uma feira de negócios que reuniu estandes de empresas e instituições. Entre elas, destacou-se a Lav Norte Lavanderia Industrial, que tem na gerência de gestão a engenheira de produção Aline Cabral. Ela recebeu o público no estande da empresa e celebrou a participação:
“Para nós, é uma satisfação imensa, porque é um evento que a nossa região estava precisando. Precisando desse olhar de pessoas que estão na área de tecnologia e inovação. Como engenheiros também, gostamos de ter essa oportunidade a mais”, afirmou.
A 1ª edição do CENATEC contou ainda com o patrocínio de empresas e instituições como Nortetech, Antonelly Construções e Serviços, ELP Construções e Serviços, Azimute, Solidez Reforma Predial, Juruá Estaleiro e Navegação, Energin Sustentabilidade, Construtora Etam, Kia Martins Import, Casa Acreana Empreendimentos ltda, RM Construções, Banco do Brasil, Sidi Technology e Telecom, Mizu Cimentos, Eneva, SR Engenharia, Devision, CDL Manaus, Norte Ambiental, Bloqmaq Locação de Máquinas, MF Produções e Serviços, Chopp Battuta, PCE, DB Supermercados, Luzada Construções, Vórtex, Advisor, e Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA.
Fotos: Divulgação